No dia 11 de outubro foi celebrado o Dia Mundial da Obesidade e dia 14 de novembro será o dia Nacional e Mundial do Diabetes. Por isso, preparamos esse artigo para que você saiba tudo sobre diabetes e obesidade.
Atualmente, no Brasil, 6,9% da população tem algum tipo de diabetes. E esse número segue crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações. Já o número de pessoas acima do peso ideal cresce a cada dia, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número já ultrapassa a metade da população, o que representa um alerta para todos nós.
O que é diabetes?
O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultado da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, geralmente, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.
No diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há uma incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também existem casos em jovens.
O que é obesidade?
A obesidade é uma doença crônica, que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo. Porém, opção por uma rotina alimentar saudável, prática de exercícios físicos ou ainda procedimento médicos, como o balão intragástrico, podem contribuir com a prevenção e tratamento.
A Importância do Acompanhamento Médico
É importante que o paciente tenha acompanhamento médico periodicamente, para que haja o acompanhamento sobre as doenças e seus respectivos tratamentos.
Apenas especialistas poderão indicar de forma correta:
- Orientação nutricional adequada,
- Evitar complicações,
- Usar insulina ou outros medicamentos,
- Usar os aparelhos que medem a glicose e as canetas de insulina,
- Fornecer orientações sobre atividade física,
- Fornecer orientações de como proceder em situações que podem ser acarretadas pela diabetes e obesidade.
Sem comentários