Existem inúmeros transtornos alimentares, alguns mais conhecidos são a bulimia, anorexia e compulsão alimentar, também conhecida como Transtorno do Comer Compulsivo (TCC). Apesar de ser muito explorado e abordado pela medicina, o Transtorno do Comer Compulsivo é ainda um tabu em nossa sociedade, gerando muito preconceito contra pessoas com sobrepeso e obesidade.
Mas, o que é Transtorno do Comer Compulsivo?
O TCC é uma síndrome psíquica, sua principal característica é a ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, acompanhada de um forte sentimento de culpa e vergonha. Mas, ao contrário da bulimia, por exemplo, as pessoas não tentam evitar o ganho de peso, com métodos tidos como compensatórios ou causando vômitos.
Basicamente, pessoas com essas condições sentem um impulso incontrolável para comer e não conseguem parar, mesmo que saciadas. Fazendo com que o controle da alimentação seja completamente perdido.
Para agravar a situação, além da alta ingestão calórica, os alimentos consumidos são gordurosos e açucarados. Mas, após o ataque, é comum o arrependimento e o descontrole da raiva.
O que causa o TCC
Basicamente, descontrole dos hormônios do prazer, desenvolvendo um mecanismo de estímulo natural para equilibrar os níveis de serotonina e dopamina, o que causa dependência química por comer. E, está diretamente ligada a questões emocionais.
Sintomas
- Apetite exagerado;
- Não conseguir diferenciar a fome da vontade de comer;
- Comer rápido demais com pouca mastigação;
- Vergonha e constrangimento social em relação à alimentação;
- Usar a comida como fonte de prazer e recompensa emocional;
- Arrependimento, tristeza e raiva após ataques.
Tratamento
Antes de tudo, é preciso dizer que pessoas que apresentam síndrome do comer compulsivo não precisam se envergonhar do seu quadro. É preciso ter consciência de que a ajuda profissional é fundamental.
O tratamento é realizado por médico, psicólogo, nutricionista e educador físico. Pois, esses são a base para montar uma estratégia de ações assertivas para o controle do quadro. Perder peso é coisa séria e deve ser considerado um tratamento de saúde.
Sem comentários