Após a colocação do balão intragástrico, precisa-se seguir um cardápio de dieta específico, para adaptação à presença do Balão no estômago e dar início ao processo de perda de peso e reeducação de hábitos e comportamentos.
O primeiro estágio após o procedimento, que dura geralmente 3 dias, pode-se sentir desconforto, cólicas, náuseas e vômitos. Para que esses sintomas sejam amenizados, uma dieta adaptativa é necessária, com especial atenção na escolha e quantidade ingerida dos alimentos.
É necessário passar por algumas dietas específicas no início do tratamento para que o Balão Intragástrico seja melhor tolerado e adaptado. Apesar de ter um cardápio específico, as dietas basicamente seguem a seguinte sequência:
- Dieta líquida
- Dieta pastosa ou cremosa
- Dieta branda, amolecidas pelo cozimento
- Dieta geral ou normal
Acompanhamento profissional
O acompanhamento profissional de um(a) nutricionista ajuda muito a obter os resultados, pois será preciso um trabalho de reeducação alimentar. Afinal, além da escolha dos melhores alimentos, será preciso observar as quantidades a serem ingeridas.
Outro ponto muito importante, é a hidratação, que tem que obedecer os critérios de quantidade e escolha dos líquidos ingeridos.
O balão é parte do processo
Durante todo o uso do balão intragástrico, é preciso que se compreenda que ele é parte do processo de emagrecimento. Ou seja, é uma excelente ajuda para que a pessoa comece uma mudança na qualidade de vida.
Para evitar que, após a retirada do balão, volte a ganhar peso, é preciso garantir que os novos e melhorados hábitos alimentares já estejam internalizados e que faça rotina de cada pessoa.
Todas as etapas do processo, são pensadas para que não apenas emagreça com saúde, mas também que consiga manter um estilo de vida e corporal saudável, não voltando a reganhar peso.
A alimentação após a colocação do balão intragástrico é apenas uma das etapas, pois existe a necessidade de realizar a reeducação alimentar, trabalho físico e psicológico, realizado por equipe integrada (assuntos que abordaremos posteriormente no blog), em prol do mesmo objetivo que você busca: ter uma vida saudável!
Sem comentários