Reganho Pós Cirurgia Bariátrica
Tratamento contra o Reganho de Peso após Cirurgia Bariátrica – Bisturí de Argônio:
Após as Cirurgias Bariátricas com maior componente restritivo, como na cirurgia de Bypass Gástrico pode acontecer o reganho de peso. Geralmente este reganho ocorre por aumento no diâmetro da passagem do alimento do pequeno estômago para o intestino. Uma alternativa para resolver este problema é a Aplicação de Plasma de Argônio. O tratamento consiste em uma cauterização feita ao redor da passagem entre o estômago e o intestino, diminuindo o seu diâmetro, assim fazendo com que o paciente volte a ter saciedade e perder peso. Este tratamento tem a vantagem de ter o custo baixo, e não tem necessidade de internação hospitalar.
Principal Vantagem:
O procedimento é ambulatorial, ou seja, o paciente recebe alta logo após despertar da sedação, que é realizada sob a supervisão de um médico anestesiologista. A vantagem é que o procedimento tem baixo riscos e muito bem tolerado pelos pacientes.
O plasma de argônio é uma das melhores opções para quem fez a cirurgia bariátrica e voltou a ganhar peso, com sua aplicação e uma reeducação alimentar , a uma chance maior de conseguir perder peso novamente.
Dúvidas Sobre o controle do Reganho de Peso pelo Bisturí de Argônio
É uma fulguração (cauterização) da anastomose Gastro-jejunal (entre o estômago reduzido e o intestino delgado) feita com o gás argônio. Promove a redução do diâmetro da anastomose trazendo novamente a saciedade alimentar.
A maioria dos pacientes necessita de três sessões. Alguns pacientes podem fechar a sua anastomose com menos sessões (uma ou duas).
O procedimento é realizado por endoscopia, sob sedação leve, acompanhada pelo médico anestesiologista. Dura em média 10 minutos a primeira sessão e cerca de 5 minutos as sessões subsequentes. O procedimento é totalmente indolor, realizado ambulatorialmente (não precisa ficar internado), com alta cerca de 30 minutos após o término do mesmo. Indicado apenas em pacientes operados pela técnica do bypass gástrico (Fobi-Capella ou Wittgrove)
O ideal é uma reavaliação antes de cada sessão.
Sim,o paciente necessita de acompanhamento por equipe multidisciplinar.
Retorno às atividade laborais no dia seguinte e retorno as atividades físicas em 1-2 dias. Claro que depende de cada paciente.
Assim como na cirurgia inicial, existe chance futura de reabrir parcialmente.
Por isso sugerimos controle endoscópico em 6 meses após terminar as sessões iniciais.
Pode precisar fazer outra sessão futuramente.
O argônio estreita a anastomose, e isso ocorre aos poucos. É normal não sentir muita diferença após a primeira sessão. A segunda e terceira sessão mais eficazes. Deve-se evitar alimentos e líquidos ricos em calorias, o que comprometerá o resultado.
O platô seria uma estabilização do peso por um determinado período.
É diferente de estabilização do peso que ocorre após 18 meses da cirurgia.
Vale a pena fazer tudo isso antes. Mas sabemos que sem a restrição e sensação de saciedade fica difícil perder peso. Assim, o argônio é uma ferramenta importantíssima.