Tudo o que você precisa saber sobre Gastroplastia Endoscópica

A Gastroplastia Endoscópica é um procedimento realizado por meio de endoscopia, na qual é usado um aparelho que faz uma sutura no estômago, reduzindo o estômago. Se assemelha à redução de estomago, mas como é realizado por endoscopia, todo o processo é sem cortes, sem cirurgia, com segurança, e retorno mais rápido as atividades.

Este procedimento vem permitindo o uso de técnicas endoscópicas menos invasivas, reduzindo a taxa de morbidade e invasão ao paciente, tais como:

  • Técnica do Sleeve Endoscópico – Gastroplastia Vertical por Endoscopia Sem Cortes
  • Revisão de Cirurgia Bariátrica Fobi-Capela (Bypass) Pós-Reganho de Peso
  • Revisão de Cirurgia Bariátrica tipo Sleeve (Gastrectomia Vertical) Pós-Reganho de Peso
  • Fístulas e Complicações Pós-Cirurgia Bariátrica
  • Perfurações Gástricas e Intestinais
  • Sangramento do Trato Gastrointestinal de difícil controle

 

Quem pode realizar o procedimento?

A Gastroplastia Endoscópica é indicada para quem tem IMC acima de 30, que é considerada obesidade grau I.

Como citado anteriormente, após o procedimento, o estômago passa a ter a sua capacidade de armazenamento diminuída, como acontece na cirurgia bariátrica. Assim o estômago adquire a forma de um tubo, comportando uma quantidade de comida menor do que o habitual.

A vantagem de optar pela Gastroplastia Endoscópica é que o procedimento é realizado integralmente por endoscopia, sem cortes, sendo assim, a recuperação é mais rápida.

Outro caso onde é indicada a Gastroplastia Endoscópica é para revisão de cirurgias bariátricas, onde a pessoa reganhou peso. Com o aparelho, pode-se diminuir ainda mais o tamanho do estômago remanescente e/ou da ligação do estômago com o intestino.

Se aplica a todas as modalidades de cirurgia bariátrica, como o Bypass, Y de Roux, Capella, Sleeve, Scopinaro, entre outros.

 

Dúvidas mais comuns das pessoas interessadas na Gastroplastia Endoscópica

Onde o procedimento é feito – O procedimento é realizado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral.

O que pode ser sentido logo após a realização do procedimento – Após o procedimento é comum ter dor abdominal suportável, distensão do abdômen, sensação de gases, náuseas e vômitos, porém os sintomas tendem a diminuir após 24 horas.

Estimativa de perda de peso – Espera-se uma perda de 20 a 30% do peso inicial em média.

Sem comentários

Comentar

Website Security Test