Transtorno do comer compulsivo – Causas, sintomas, consequências e tratamento

Existem inúmeros transtornos alimentares, alguns mais conhecidos são a bulimia, anorexia e compulsão alimentar, também conhecida como Transtorno do Comer Compulsivo (TCC). Apesar de ser muito explorado e abordado pela medicina, o Transtorno do Comer Compulsivo é ainda um tabu em nossa sociedade, gerando muito preconceito contra pessoas com sobrepeso e obesidade.

Mas, o que é Transtorno do Comer Compulsivo?

O TCC é uma síndrome psíquica, sua principal característica é a ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, acompanhada de um forte sentimento de culpa e vergonha. Mas, ao contrário da bulimia, por exemplo, as pessoas não tentam evitar o ganho de peso, com métodos tidos como compensatórios ou causando vômitos.

Basicamente, pessoas com essas condições sentem um impulso incontrolável para comer e não conseguem parar, mesmo que saciadas. Fazendo com que o controle da alimentação seja completamente perdido.

Para agravar a situação, além da alta ingestão calórica, os alimentos consumidos são gordurosos e açucarados. Mas, após o ataque, é comum o arrependimento e o descontrole da raiva.

 

O que causa o TCC

Basicamente, descontrole dos hormônios do prazer, desenvolvendo um mecanismo de estímulo natural para equilibrar os níveis de serotonina e dopamina, o que causa dependência química por comer. E, está diretamente ligada a questões emocionais.

 

Sintomas

  • Apetite exagerado;
  • Não conseguir diferenciar a fome da vontade de comer;
  • Comer rápido demais com pouca mastigação;
  • Vergonha e constrangimento social em relação à alimentação;
  • Usar a comida como fonte de prazer e recompensa emocional;
  • Arrependimento, tristeza e raiva após ataques.

 

Tratamento

Antes de tudo, é preciso dizer que pessoas que apresentam síndrome do comer compulsivo não precisam se envergonhar do seu quadro. É preciso ter consciência de que a ajuda profissional é fundamental.

O tratamento é realizado por médico, psicólogo, nutricionista e educador físico. Pois, esses são a base para montar uma estratégia de ações assertivas para o controle do quadro. Perder peso é coisa séria e deve ser considerado um tratamento de saúde.

Sem comentários

Comentar

Website Security Test