Mastigue bem e emagreça – Saiba como!

Se sua refeição dura no máximo 20 minutos, você precisa rever seu processo de mastigação. Isso por que, mastigar bem contribui no processo de emagrecimento, manutenção de peso e boa digestão.

A rotina conturbada pode nos induzir a acelerar os momentos de refeição, mas para manter a saúde em dias, é preciso reservar um momento, para se alimentar com qualidade. O processo de mastigação resulta, diretamente, numa boa ou má qualidade de funcionamento do organismo.

O organismo leva, em média, de 15 a 20 minutos para avisar ao cérebro que está saciado. E é durante a mastigação que o corpo recebe aviso e se prepara para utilizar todos os nutrientes que estão sendo ingeridos, bem como identificar o momento em que alcança a satisfação.

Isso significa que a qualidade e tempo de mastigação interfere em como o corpo utiliza os nutrientes, digere a refeição e medi a quantidade de alimentos que são ingeridos.

Consequências de uma mastigação inadequada

Sobrecarga do estômago – O alimento mal triturado faz com que o trabalho do estômago seja aumentado. O resultado disso é digestão inadequada, azia, fermentações e gases.

Alto consumo de líquidos durante as refeições – Quando não mastigamos bem, produzimos pouca saliva, surgindo a necessidade de consumir líquidos durante as refeições para ajudar o corpo a “empurrar” o alimento até o estômago.

Aumento da vontade de consumir doces – Uma boa mastigação contribui para a percepção dos sabores doces, provindo dos carboidratos, isso reduz a necessidade de consumir doces durante o dia.

Ganho de peso – Ao mastigarmos pouco, comemos mais do que realmente é o necessário. Quem come rápido, come sem pensar, come mais do que precisa e pode engordar.

 

Como mastigar corretamente

Para alcançar uma mastigação correta é preciso atenção, concentração, dedicação e treino, até que seja incorporado na rotina e tudo fique natural e simples.

Para ter uma mastigação adequada, é preciso ter atenção à três questões:

– Quantidade: Realizar ao menos 30 mordidas por garfadas e nunca colocar uma quantia excessiva, o que dificulta a mastigação;

– Duração: O intervalo entre as garfadas deve ser de pelo menos 30 segundos;

– Qualidade: Usar toda a cavidade oral para a mastigação, ou seja, não manter o alimento apenas em um dos cantos da boca.

 

Dicas para uma boa mastigação

Algumas dicas podem otimizar e colaborar para que sua mastigação seja a ideal para a sua saúde e perda de peso:

  • Descanse os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimento enquanto estiver com a boca ainda cheia.
  • Aprecie o sabor da comida, sinta o gosto e a textura dos alimentos.
  • Reserve um tempo para fazer suas refeições
  • Não coma na frente da TV
  • Para mastigar bem e lentamente é preciso se concentrar na refeição.

Sem comentários

Comentar

Website Security Test