Gastroplastia Endoscópica

O OverStitch® foi recentemente aprovado pela agência do Ministério da Saúde, ANVISA, para uso no Brasil. Se trata de um equipamento que é acoplado no aparelho de endoscopia ,o mesmo usado para realizar o diagnóstico de úlceras e gastrites, possibilitando realizar suturas (pontos) por dentro do estômago.

Sendo assim , para os profissionais Médicos especialistas em Endoscopia e que realizam Treinamento em Endoscopia Bariátrica, se tornou possível realizar a cirurgia utilizando o orifício natural ,neste caso a cavidade oral (boca) , indo de encontro com a tendência das cirurgias modernas que é de cada vez mais ser menos invasivas e mais resolutivas.

A GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA com uso de OverStitch® tem sido relatada com sucesso na literatura, com o objetivo de tubulização do estômago e consequentemente, diminuindo o seu tamanho. O procedimento tem sido realizado com sucesso , com baixo índice de complicações , se mostrando seguro .

Lopez-Nava e Galvão Neto et al., em um ano de acompanhamento em um estudo incluindo 25 pacientes mostrou uma perda de peso total de 18,7%. Foi possível realizar uma avaliação endoscópica um ano após o procedimento mostrando que o aspecto tubular permaneceu após este período.

 

 

Paciente após 45 dias de Gastroplastia endoscópica

Imagem cedida pelo Dr.Eduardo Grecco. Paciente após 45 dias de Gastroplastia endoscópica

 

Em uma avaliação realizada em serviços Médicos diferentes, 242 pacientes foram submetidos a GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA sendo mostrando  uma perda do excesso de peso de 19,8% depois de 18 meses, sem mortalidade e com 2% de complicações.

Como todos os tratamentos para obesidade é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com Nutricionista, Psicologa (o)  e Educador Físico  com  aderência plena do paciente ao tratamento, levando-se em consideração que a Obesidade é uma doença crônica e requer cuidado por toda a vida e mesmo nas cirurgias bariátricas por corte a recidiva gira em torno de 30 %.

A GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA é uma alternativa menos invasiva , pois requer a realização de endoscopia para o procedimento sem necessidade de cortes, com isso diminuindo muito a chance das complicações das cirurgias por por videolaparoscopia  e com recuperação mais rápida e retorno as atividades de trabalho.

É necessário realizar exames pré operatórios e avaliação multidisciplinar para a realização do procedimento.

Converse com a atendente