GO - (62) 3945-1020 / GO - (62) 9928-0078

Gastroplastia Endoscópica

O OverStitch® foi recentemente aprovado pela agência do Ministério da Saúde, ANVISA, para uso no Brasil. Se trata de um equipamento que é acoplado no aparelho de endoscopia ,o mesmo usado para realizar o diagnóstico de úlceras e gastrites, possibilitando realizar suturas (pontos) por dentro do estômago.

Sendo assim , para os profissionais Médicos especialistas em Endoscopia e que realizam Treinamento em Endoscopia Bariátrica, se tornou possível realizar a cirurgia utilizando o orifício natural ,neste caso a cavidade oral (boca) , indo de encontro com a tendência das cirurgias modernas que é de cada vez mais ser menos invasivas e mais resolutivas.

A GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA com uso de OverStitch® tem sido relatada com sucesso na literatura, com o objetivo de tubulização do estômago e consequentemente, diminuindo o seu tamanho. O procedimento tem sido realizado com sucesso , com baixo índice de complicações , se mostrando seguro .

Lopez-Nava e Galvão Neto et al., em um ano de acompanhamento em um estudo incluindo 25 pacientes mostrou uma perda de peso total de 18,7%. Foi possível realizar uma avaliação endoscópica um ano após o procedimento mostrando que o aspecto tubular permaneceu após este período.

 

Imagem cedida pelo Dr.Eduardo Grecco. Paciente após 45 dias de Gastroplastia endoscópica

 

Em uma avaliação realizada em serviços Médicos diferentes, 242 pacientes foram submetidos a GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA sendo mostrando  uma perda do excesso de peso de 19,8% depois de 18 meses, sem mortalidade e com 2% de complicações.

Como todos os tratamentos para obesidade é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, com Nutricionista, Psicologa (o)  e Educador Físico  com  aderência plena do paciente ao tratamento, levando-se em consideração que a Obesidade é uma doença crônica e requer cuidado por toda a vida e mesmo nas cirurgias bariátricas por corte a recidiva gira em torno de 30 %.

A GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA é uma alternativa menos invasiva , pois requer a realização de endoscopia para o procedimento sem necessidade de cortes, com isso diminuindo muito a chance das complicações das cirurgias por por videolaparoscopia  e com recuperação mais rápida e retorno as atividades de trabalho.

É necessário realizar exames pré operatórios e avaliação multidisciplinar para a realização do procedimento.

Responsável Técnico: Dr. Marcius Vinicius - CRM-GO 8615 • CRM-DF 13625

Website Security Test