Emagrecer com Balão Intragástrico é mais fácil?

Emagrecer definitivamente não é uma empreitada fácil, tampouco simples. Manter o peso ideal talvez seja ainda mais desafiador. Entretanto, com os avanços da ciência e da medicina e o desenvolvimento de novas tecnologias, as pessoas que precisam emagrecer ganharam um grande aliado, o Balão Intragástrico.

Seja por motivação estética ou de saúde, o Balão Intragástrico é indicado para pessoas com sobrepeso ou obesidade, ou seja, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 27.

É justamente para essas pessoas que a tarefa de emagrecer é mais árdua. Isto porque há diversos fatores que levam ao sobrepeso: predisposição genética, estado emocional e psicológico, cultura, grau de instrução e hábitos de vida.

Administrar todas essas questões sem auxílio médico é praticamente impossível, salvas exceções de pessoas extremamente dedicadas e que têm uma força de vontade além do comum.

Há ainda aqueles que buscam emagrecer com o auxílio de nutricionistas e preparadores físicos, mas mesmo assim não conseguem.

 

Por que é mais fácil emagrecer com o Balão Intragástrico?

O Balão Intragástrico é um recurso clínico, isto é, não requer cirurgia, e consiste na colocação de um dispositivo de silicone dentro do estômago por meio de endoscopia. O objetivo é ocupar um determinado espaço do estômago, inibindo desta forma o apetite.

Isto porque o estômago, quando está vazio, secreta a grelina, o chamado hormônio da fome. Sendo assim, o Balão Intragástrico “engana” o organismo, atrapalhando a produção da grelina.

Esta é a maneira mais eficaz até hoje de reduzir o apetite sem cirurgia, já que não existem medicações que sejam capazes de inibir a secreção da grelina, este potente estimulante da fome.

Com menos apetite, a tendência é emagrecer mais rápido do que sem o balão. Mas, é evidente que o balão não faz milagres. É preciso que a pessoa que quer realmente emagrecer tenha consciência de que a mudança de hábitos é fundamental para alcançar seu objetivo. A prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada são premissas para manter o peso ideal e, com isso, ter mais qualidade de vida e saúde.

 

Créditos: Canal Spatz

Sem comentários

Comentar

Website Security Test