GO - (62) 3945-1020 / GO - (62) 9928-0078

Balão Intragástrico

A partir da observação de médicos especialistas em Endoscopia, os pacientes que tinham algum tipo de corpo estranho no estômago, chamados bezoares , evoluíam com perda de peso.Assim, foi proposto em 1982 por Nieben e Harboe o implante de próteses no interior do estômago com a finalidade de perder peso. Mas somente em 1987 , após algumas experiências anteriores mal sucedidas e que Fred Gau chegou ao balão intra gástrico ideal e que é utilizado atualmente,portanto são quase 30 anos de uso deste material para o tratamento da obesidade.
O material utilizado para a sua confecção é o silicone,que é inerte para o organismo, resistente e durável. Na forma não insuflada o balão tem a forma cilíndrica e fica dentro de um casulo.O balão é conectado através de uma válvula auto selante a uma sonda por onde é introduzido no meio externo uma solução para o seu preenchimento.
A sua forma insuflada é esférica.É introduzido no seu interior uma solução de soro fisiológico a 0,9% misturada com um corante que da cor azul a esta solução.O seu volume é variável ,dependendo das características do estômago de cada indivíduo, sendo definido no momento da realização da endoscopia .
O Procedimento
A colocação do balão é feita sob visualização direta pelo aparelho de Endoscopia.É posicionado dentro do estômago,preenchido com solução .Posteriormente, após definido o volume desejado é desacoplada a sonda e retirada para o meio externo permanecendo o balão no interior do estômago.Todo o procedimento é feito com sedação profunda sob acompanhamento do anestesista. O endoscopista ainda conta com uma técnica de enfermagem para auxiliar o procedimento. O tempo aproximado é de 15 minutos para a realização do procedimento. É necessário jejum de no mínimo 08 horas.
A sua retirada é feita também sob visualização direta pelo aparelho de endoscopia.Se realiza uma endoscopia normal,se introduz uma agulha no balão onde é aspirada toda a solução e posteriormente o balão é retirado para o meio externo com pinças especiais. Também este procedimento é realizado sob os cuidados do anestesista.O jejum é maior que na colocação e se preconiza dieta especial dois dias antes da sua retirada.
Pode permanecer pelo período de 06 meses,pois se ficar mais tempo pode ocorrer esvaziamento e aumentam as chances de complicações. Durante a permanência deve se usar medicamentos para diminuir a secreção de ácidos pelo estômago .Pode ser retirado a qualquer momento antes dos 06 meses , quando necessário ou se assim o paciente desejar.
Indicação
Está indicada nos pacientes que tem IMC maior que 27 e que não obtiveram sucesso no controle clínico da obesidade,que apresentam contra indicações clínicas para a realização da cirurgia ou não querem realizar o procedimento cirúrgico.

Contra Indicação
É contra indicado em pacientes que realizaram cirurgias no estômago com retirada de parte deste órgão,dependentes de álcool e drogas,uso crônico de anti coagulantes,doenças auto imunes,doença inflamatória intestinal,hérnia de hiato maior que 5 cm,cirrose hepática,insuficiência renal crônica e gravidez.
É contra indicação relativa em portadores de doenças potencialmente hemorrágicas no estômago e esôfago, esofagite avançada e naqueles que usam cronicamente anti inflamatório não hormonal e AAS.

Exames Antes da Colocação do Balão
São necessários exames laboratoriais:Hemograma completo, uréia, creatinina, glicemia de jejum, sódio , potássio, TAP, TGO, TGP, proteinograma, B-hcg (mulheres) Eletrocardiograma

Equipe Multiprofissional
É necessário o acompanhamento Equipe Multiprofissional ,para tomar medidas que visam o tratamento global da obesidade sob todos os seus aspectos ,sendo realizado todas as orientações por estes profissionais e quando for necessário dar continuidade no tratamento com cada um deles isoladamente.

Após a Colocação do Balão
O balão atua através da diminuição da capacidade do estômago para alimentos de consistência pastosa e sólida .Também, leva a distensão da parede gástrica com estímulo da saciedade precoce através da ativação de receptores da saciedade.
Após a colocação do balão o paciente pode sentir náuseas ,vômitos e sensação de peso no estômago.Para isto é iniciada a medicação imediatamente após a colocação,sendo prescrito posteriormente medicamentos via oral para evitar os sintomas indesejáveis.Caso persistam os sintomas será feito medicamentos e hidratação endovenosa.Pode ocorrer casos de rejeição.
Se solicita que após a colocação o paciente se afaste 05 a 07 dias das suas atividades, devido o período de adaptação inicial.
A dieta já é iniciada no primeiro dia ,sendo prescrito alimentos que vão diminuir os sintomas iniciais de náuseas e vômitos e facilitar a adaptação, além de já iniciar o processo de reeducação alimentar. É necessário restrição de volume, consistência, qualidade e freqüência dos alimentos.

Perda de Peso estimada
A perda de peso estimada com a colocação do balão é em torno de 45 % do excesso de peso e aproximadamente 7 pontos no IMC ( Índice de massa corporal) e de 15 a 20 % do peso total ( se tem 100 kg, deve perder de 15 a 20 Kg).Claro que estes valores vão depender a adesão ao programa multidisciplinar para o controle da obesidade.
Após a retirada do balão poderá haver recuperação do peso perdido, para isto é necessário que nos 6 meses da permanência do balão seja feito o programa de reeducação alimentar ,adequação do comportamento e introdução de atividades físicas,para que estas mudanças sejam incorporadas no dia a dia.

O Balão Intragástrico já ajudou milhares de pessoas nos últimos anos e é utilizado há mais de 20 anos em diversos países. Registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é utilizado para o tratamento de sobrepeso e obesidade em pacientes com IMC a partir de 27 kg/m2.

Para colocar o Balão Intragástrico é preciso fazer uma cirurgia?
Posso sentir o Balão Intragástrico dentro do meu estômago?
Depois de colocar o Balão Intragástrico terei restrições em minhas atividades?
Com a colocação do Balão Intragástrico, não sentirei mais fome?
Após retirar o Balão Intragástrico, nunca mais voltarei a engordar?
O Balão Intragástrico pode provocar alguns efeitos colaterais?

Responsável Técnico: Dr. Marcius Vinicius - CRM-GO 8615 • CRM-DF 13625

Website Security Test