Alimentos para fortalecer seus rins

Os rins, muitas vezes, passam desapercebidos por nós, quando o assunto é ganhar saúde. Mas, todos devemos cuidar bem dessa parte vital do nosso corpo. Afinal, os rins são responsáveis pelo desintoxicação e limpeza do organismo.

Esse trabalho tão valoroso de eliminação de toxinas e os diferentes resíduos é realizado por meio da urina. Resultando em um corpo mais saudável. A alimentação é fundamental para deixar os rins cada vez mais resistente e eficiente.

Claro que outros fatores, como a genética, obesidade, sistema imunológico e infecções do trato urinário também afetam os rins. Mas, um cardápio equilibrado contribui na melhora da função renal, ajuda a controlar a pressão arterial, regula os ácidos no corpo, redução na retenção de líquidos, melhora a excreção de resíduos, prevenção de pedras nos rins, combate de infecções e muito mais.

 

Alimentos para seus rins

Água: Não poderíamos iniciar essa lista com outro item, consumir, no mínimo 2 litros de água por dia, é fundamental para a manutenção da saúde dos rins.

Alho: Colabora na prevenção da lesão de reperfusão renal, conhecida por causar a morte devido à insuficiência renal aguda.

Maçã: Rica em fitoquímicos que impedem o estresse oxidativo e disfunção renal.

Melancia: Por conter muita água, possui propriedades diuréticas para limpar os rins e prevenir infecções.

Gengibre: fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que aumentam a função renal. Eles ajudam na reparação de tecidos renais e previnem a inflamação ao redor dos rins. Excelente opção para prevenir pedras nos rins.

Pimentas vermelhas: São ricas em nutrientes que irão aumentar a função renal.

Cereja e demais frutas vermelhas: Rica em citrato, que é um composto que reduz o ácido úrico no sangue.

Limão: Sua natureza ácida evitam a formação de pedras de no rim, pois ajudam a dissolver todos os minerais. Vale reforçar a importância de beber água com algumas gotas de limão diariamente para evitar a dolorosa experiência que é sofrer uma pedra nos rins.

Mirtilo: Tem baixo teor de açúcar e são ricos em antioxidantes e flavonoides. Além disso, este fruto tem certas propriedades adstringentes e antibacterianas que o tornam o alimento adequado para a prevenção de cistite ou infecções urinárias.

Azeite: Queridinho das nutricionistas por diversos motivos, entre eles melhorar a função renal.

Aipo: Assim como a melancia, possui muita água em sua composição, exercendo função diurética no organismo, aumentando a produção de urina e, consequentemente, aumentam a limpeza de diferentes órgãos, incluindo os rins.

Cebola: Contém uma variedade de minerais e oligoelementos, tais como cálcio, magnésio ou ferro, e quantidades consideráveis de vitaminas. E, ainda é rico em flavonoides e antioxidantes benéficos para certos órgãos como os rins e o coração. Suas propriedades também ajudam a regular o metabolismo e eliminar as toxinas que o corpo não precisa.

Em contrapartida, existem alimentos que devem ser evitados ou consumidos com moderação, como bebidas alcoólicas, sal, refrigerantes, lácteos e produtos alimentícios industrializados.

 

Lembre-se que uma dieta equilibrada, baseada em alimentos saudáveis e naturais, trazem inúmeros benefícios, não apenas para os rins, mas para o corpo como um todo.

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